A História

Uma importante constatação realizada pela Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis, em 1976, já anunciava a necessidade de uma mudança na prática educativa da educação infantil. Sua pesquisa comprovou que a maioria das crianças de 5 e 6 anos que participaram de classes em que os professores empregavam procedimentos pedagógicos diferenciados, apresentou nítido progresso no desenvolvimento da capacidade de raciocinar, atingindo um estágio de desenvolvimento intelectual mais adiantado. Essa pesquisa comprou também que crianças pertencentes a diferentes níveis sócio-econômicos apresentaram progresso semelhante.

1980 – O MEC em convênio com a Faculdade de Educação da UNICAMP, desenvolveu o Projeto Formação de Recursos Humanos para Implantação do PROEPRE. O Distrito Federal e os Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro foram as primeiras Unidades da Federação a implantarem o PROEPRE.

Em 1983 o MEC decide pela expansão de formação de professores, envolvendo mais dez unidades da federação: Estados como Mato Grosso, Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Roraima, Minas Gerais bem como inúmeras cidades paulistas tiveram a implantação do PROEPRE, projetando seus objetivos a uma ampla rede de crianças.

Atibaia, Presidente Prudente, Espírito Santo do Pinhal, Paulínia, Itapira, Mogi-Guaçu, Cabo Verde, Bragança Paulista, Itatiba, Leme, Lorena, Porto Feliz, Sumaré, Tambaí, São Simão, Santa Rosa do Viterbo, Valinhos, Fernandópolis, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira (SP), Cacoal, Porto Velho, Vilhena (RO), Estiva, Extrema, Cambuí, Camanducaia, Machado, Guaxupé (MG), Marabá (PA) são cidades que tiveram a implantação do PROEPRE.

Atualmente, além das implantações em diferentes redes de educação municipal, a proposta do PROEPRE tem sido procurada por escolas particulares e instituições assistenciais do Estado de São Paulo e de outros estados.