Execução do Trabalho Diário

O trabalho diário é organizado por meio de rotinas, atividades diversificadas, coletivas, individuais e independentes que propiciam ao aluno um ambiente adequado para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. O planejamento do dia, a arrumação das salas de aula, a hora do lanche, a chamada, a avaliação do dia são exemplos de momentos por meio dos quais o PROEPRE se concretiza.

As rotinas diárias têm por finalidade organizar o trabalho produtivo de modo a permitir que os objetivos educacionais do PROEPRE possam ser alcançados.

Atividades diversificadas

Diariamente os alunos participam de atividades diversificadas que possibilitam a construção de conhecimentos, ao mesmo tempo constituem uma boa oportunidade para que eles aprendam a tomar decisões, ter iniciativa, desenvolver responsabilidade. Livremente escolhidas, ocorrem simultaneamente, sob a coordenação do professor.

Possibilitam ao aluno seguir o seu próprio ritmo. As atividades diversificadas permitem o alcance de objetivos afetivos, cognitivos e sociais.São organizadas de modo a satisfazer os interesses e as necessidades dos alunos.

Atividades Independentes

Todos os dias as crianças realizam atividades individualmente, em pequenos grupos ou em grupos maiores, sem a orientação direta do professor. Por serem atividades escolhidas livremente esse tipo de atividades favorecem o desenvolvimento da responsabilidade, da iniciativa e criatividade e possibilitam ao aluno aprender a trabalhar sem o acompanhamento direto do adulto.

Atividades Individuais

Há momentos do dia em que o professor trabalha individualmente com uma criança. Esta atividade possibilita –lhe o acompanhamento do raciocínio infantil e uma intervenção pedagógica adequada. São atividades escolhidas pela criança ou propostas pelo professor e favorecem a interação direta professor/aluno.

Atividades Coletivas

São realizadas por toda a classe visando a objetivos comuns. Propiciando a troca de pontos de vista e opiniões, favorecem a coordenação de pontos de vista e a experiência de vida democrática.