Formação de Professores

Projeto de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação Para a Implantação do PROEPRE tem por objetivo a formação continuada de professores, oferecendo-lhes as condições necessárias para que possam:

  • Compreender a importância da educação infantil e do ensino fundamental para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico da criança.
  • Compreender os pressupostos filosóficos e sociológicos que orientam o trabalho com o PROEPRE.
  • Compreender os pressupostos teóricos da psicologia genética de Jean Piaget, nos quais o PROEPRE se fundamenta.
  • Formar atitudes pedagógicas que reflitam coerentemente os princípios da teoria piagetiana que estão subjacentes a prática pedagógica do PROEPRE
  • Adquirir competência técnica para trabalhar adequadamente com o PROEPRE de modo a favorecer o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e físico.
  • Adquirir competência para adaptar as sugestões pedagógicas apresentadas no PROEPRE às características e necessidades psico-sociais dos alunos.
  • Ser capazes de planejar, criar, inovar e experimentar outras situações pedagógicas com os recursos de que dispõem, enriquecendo e ampliando a prática pedagógica do PROEPRE.
  • Adquirir competência técnica para avaliar se o processo de desenvolvimento da criaça está se orientando no sentido da realização plena de suas possibilidades.

Formadores

Mestrandos, Mestres, Doutorandos e Doutores que integram a equipe de profissionais
do Laboratório de Psicologia Genética, sob a orientação da Profa. Dra. Orly Z. Mantovani de Assis

Formação

Cursos com 240 horas de duração
Reuniões pedagógicas e grupos de estudo
Acompanhamento do trabalho do professor na escol.
Estágios