GEEPAZ

Seja bem vindo à nossa história e à nossa trajetória.

GEEPAZ

GEEPAZ

O Grupo de Estudos “Educação para a Paz e Tolerância” – GEEPAZ – foi fundado em 2005, e integra o Laboratório de Psicologia Genética, da FE da Unicamp, com apoio da Professora Doutora Orly Zucatto Mantovani de Assis e coordenação da professora Dra. Nadia Maria Bádue Freire.

Composto por professores de formação universitária que se reúnem quinzenalmente, tem como objetivo desenvolver, incentivar e orientar estudos e programas, bem como estabelecer e divulgar diretrizes e critérios que orientem profissionais da Educação em suas atividades escolares de modo que sejam adequadas e comprometidas com a Cultura de Paz.

O GEEPAZ oferece palestras, orientações de trabalhos acadêmicos sobre o tema, desenvolve pesquisas, publicações de artigos, dando suporte à implantação de programas escolares, consultoria para projetos e currículos, na disseminação da Educação para a Paz e a Tolerância.

Durante as reuniões, são discutidos “casos reais”, geralmente encaminhados para o Grupo, tendo como fundamentação teórica os princípios da Psicologia Genética.

Os Estudos de Caso desenvolvidos deram origem a um projeto intitulado: O que faço, como faço por uma cultura da Paz. Os casos são analisados à luz do desenvolvimento intelectual, afetivo e moral, das manifestações da violência, das causas pontuais e estruturais dos problemas apresentados. São analisadas também as atitudes e reações tomadas diante dos conflitos e quais seriam as mais adequadas, que possibilitam relações de autonomia, visando ao bem comum, pela tolerância que nega a violência, a intolerância, a permissividade, e que ensina a utilizar as sanções por reciprocidade, a justiça, o perdão e a generosidade.

Comemorando os 6 anos de trabalhos, foi lançado o livro: “Educação para a Paz e a Tolerância”, pela Mercado de Letras, Campinas, 2011.

Esperamos que, ao acessar este site e nosso blog geepaz.blogspot.com, você possa fazer bom proveito das leituras, interfaces, e que, por meio desta mídia, possamos contribuir significativamente para a construção e ampliar o compromisso para com a “Educação para a Paz e Tolerância” nas escolas, mas principalmente, dentro de cada um de nós.

Contamos com você nesta construção!

Contatos

Coordenadora do Grupo:

Professora Dra. Nadia Maria Bádue Freire
bfreirenadia@uol.com.br
 

Para saber mais

Os principais temas abordados referem-se a maus tratos familiares, dificuldades em aceitar a inclusão escolar; educadores nas creches; brigas durante o recreio escolar; conflitos entre professores; conflitos entre crianças; “formatura” como oportunidade de conflito escolar; cenas do cotidiano: brigas no trânsito; mensagens de violência na TV; consumismo infantil; dificuldades na educação sexual na escola; trabalhos em ONGs; a opção por chamar a polícia na escola para evitar violência; violência na escola particular: exigência de direitos não por serem justos, mas por serem “pagos”; gangues femininas; roubo na escola e a reação dos professores; crianças que convivem com o “toque de silêncio” imposto pelos traficantes; como trabalhar os valores da tolerância e cooperação neste contexto de violência explícita e, de certa maneira, “aceita” pelas autoridades.

Acreditamos que o conhecimento da fundamentação teórica construtivista possibilita que as ações e reações diante dos conflitos possam ser reconhecidas como legítimas, ou não – e que a tomada de consciência dos erros e dos acertos durante nossa busca pela paz nas relações sejam o principal motor, pois permitem reflexão constante, uma nova abordagem do que são “conflitos”, abertura para o novo e para a pesquisa na minimização dos efeitos contraditórios da violência, na construção de uma escola voltada para relações autônomas e solidárias à Educação para a Paz que tanto queremos.

Integrantes do Geepaz

Professora Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis Coordenadora do LPG
Nadia Maria Badue Freire – Coordenadora do Geepaz
Catia Gould de Assis
Claudia Erica Delcorto
Dórcas Marques
Eduardo Amos
Professora Doutoranda Maria Aparecida Gonçalves Gomes
Rosangela C. Rodrigues dos Santos
William Wolf Pereira Vieira
Viviane Cristina Quintana Ribeiro