Título [PT]: A influencia do projeto “A formação do professor e a educação ambiental” no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental
Autor(es): Adriana Regina Braga
 
Palavras-chave [PT]:
Professores, Meio ambiente , Educação ambiental , Mudanças globais no meio ambiente , Etica , Atitudes 
 
Área de concentração: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação
Titulaçao: Mestre em Educação
 
Banca:
Orly Zucatto Mantovani de Assis [Orientador]
 
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo avaliar e verificar se uma intervenção em forma de curso e orientação pedagógica, fundamentada na teoria construtivista piagetiana sobre meio ambiente, ministrada aos professores, provoca ou não uma mudança nas atitudes, conhecimento, crenças e valores dos seus alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Fundamental do município de itapira, cujos professores participaram do projecto “A Formação do Professor e a Educação Ambiental” e por alunos de um grupo controle, pertencente ao mesmo município, ao mesmo sistema de ensino e da mesma faixa etária dos alunos do grupo experimental, todos foram selecionados de forma aleatória. Trata-se de uma análise qualitativa e quantitativa com a investigação de sujeitos com diferentes idades a partir de situações-problema, representadas por meio de histórias, utilizando-se o desenho como procedimento e realizando-se intervenções, por meio de questionamentos, seguindo o Método Clínico ou Crítico de Jean Piaget. Essas histórias continham, além de um conflito envolvendo a problemática ambiental outro de ordem moral, social e de relacionamento com o intuito de não os induzir apenas a questão ambiental. As entrevistas, nesta pesquisa, iniciaram-se com o questionamento do que as crianças gostaram ou não na história. A partir dessas observações, foram-lhes formuladas perguntas, a partir das idéias manifestadas pelos sujeitos, levando-se sempre em conta a idéia prévia deles em relação às histórias e às situações apresentadas, acompanhando suas interpretações e procurando, sempre que possível, solicitar-lhes justificativas, explicações e até, em alguns momentos, questionamentos sobre suas respostas, a fim de se conhecer melhor a convicção de suas idéias. Colectados os dados e registrados nos protocolos, constatou-se que as respostas dos sujeitos permitiam a análise dos resultados, dividindo-as em categorias, cuja quantidade diferenciou-se em cada história. A organização das categorias seguiu uma ordem crescente de elaboração das respostas, levando-se em consideração os conhecimentos, valores, atitudes e crenças desses alunos em relação aos problemas ambientais apresentados. Observamos uma diferença significativa nos resultados, avaliada nos estudos estatísticos, no qual os alunos do grupo experimental demonstraram possuir conceitos mais elaborados sob o ponto de vista de perspectivas ambientais, apresentando conhecimento sobre o assunto, além de demonstrarem, nas suas justificativas e explicações, valores morais como: autonomia, cooperação, reciprocidade, respeito mútuo e solidariedade, o que nos permite concluir que, ao trabalharmos com os educadores acerca das questões ambientais, conseguiremos atingir seus alunos.
 
Abstract: This essay had as goal to evaluate and to confirm if a intervention in way of course and educational orientation, building in a constructive Piagetian theory about environment, given to the teachers, cause or not a changing in the attitudes, knowledge, believes and values of the students. This research was carried out with students of the Elementary School of Itapira city, which teachers have participated of the project “The training of the teacher and the environment education” and with students of a control group, belonging to this city, this education system and the same age of the students of the experimental group. Everybody was selected as the aleatory way. This is a qualitative and quantitative analysis with an investigation of the subjects with different ages starting from problem-situation, represented for stories, using the draw as procedure and carrying out interventions, for questions, following the Clinic or Critic Method of Jean Piaget. These stories had, besides a conflict with an environment problematic other of moral and social order and relationship with intent of not induce just an environment question. The interviews, cn this research, started with questions about what children like our not on the story. Starting from these observations, were questions formulated, on the ideas of the subjects, getting the preview idea of them between the stories and the showed situations, following their interpretations and looking for ask them justifications, explanations and until some moments, questions about their answers, to know better their ideas.
 
Data da defesa: 01-01-2003
Código: vtls000311540
 
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2003
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Nível: Dissertação (mestrado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação
 
Link para a tese:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000311540