Conheça a lista dos trabalhos aprovados que serão apresentados no XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE:
MESA REDONDA
AUTOR | TRABALHO |
EDUCAÇÃO ECONÔMICA COMPROMISSO DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE | |
MARIA APARECIDA BELINTANE FERMIANO | EDUCAÇÃO ECONÔMICA COMPROMISSO DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE |
MARIANELA DENEGRI CORIA | EDUCAÇÃO ECONÔMICA COMPROMISSO DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE |
SONIA BESSA | EDUCAÇÃO ECONÔMICA COMPROMISSO DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE |
VALÉRIA CRISTINA BORSATO CANTELLI | EDUCAÇÃO ECONÔMICA COMPROMISSO DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE |
MESA REDONDA | FORMAR PARA A AUTONOMIA: UM DESAFIO PARA A ESCOLA QUE PRETENDE TORNAR-SE O QUE É |
LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA |
FORMAR PARA A AUTONOMIA: UM DESAFIO PARA A ESCOLA QUE PRETENDE TORNAR |
TELMA PILEGGI VINHA | FORMAR PARA A AUTONOMIA: UM DESAFIO PARA A ESCOLA QUE PRETENDE TORNAR |
MESA REDONDA | O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
ADRIANA MARIA CORDER MOLINARI | AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE CRIANÇAS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS |
MARTA RABIOGLIO | CONSTRUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CÁLCULO NA ESCOLA BÁSICA |
SÔNIA BESSA | A COMPLEXIDADE DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO |
LIA LEME ZAIA | CONSTRUINDO A MULTIPLICAÇÃO |
SIMPÓSIOS
AUTOR | TRABALHO |
SIMPÓSIO | (IN) DISCIPLINA, CONFLITOS E REGRAS NO AMBIENTE ESCOLAR |
ADRIANA DE MELO RAMOS | COMO PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COMPREENDEM A (IN)DISCIPLINA |
CAROLINA DE ARAGÃO ESCHER MARQUES | OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA |
MARIANA GUIMARÃES WEGRE | AS REGRAS NO AMBIENTE ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL |
SIMPÓSIO | BULLYING E CYBERBULLYING: ILUSTRAÇÕES DE PESQUISAS |
CATARINA CARNEIRO GONÇALVES | BULLYING NA ESCOLA: A INFLUÊNCIA DO DISCURSO MIDIÁTICO NOS SABERES DOCENTES |
LORIANE TROMBINI FRICK | O FENÔMENO BULLYING E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS |
THAIS CRISTINA LEITE BOZZA | O CYBERBULLYING E A RELAÇÃO COM AS REPRESENTAÇÕES DE SI EM ADOLESCENTES |
SIMPÓSIO | NOÇÕES AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CONSTRUTIVISTA |
AMANDA DE MATTOS PEREIRA MANO | ORIGEM DOS SERES VIVOS: UM OLHAR PSICOGENÉTICO |
ELAINE GIACHETTO SARAVALI | A ESCOLA E A APRENDIZAGEM: AS CRENÇAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
TAISLENE GUIMARÃES | NOÇÕES AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CONSTRUTIVISTA |
SIMPÓSIO | EDUCAÇÃO NOVOS RUMOS – UM NOVO PARADIGMA TRANSDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO |
ADRIÁN OSCAR D.MONTOYA | EDUCAÇÃO NOVOS RUMOS – UM NOVO PARADIGMA TRANSDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO |
CLAUDIO SALTINI | EDUCAÇÃO NOVOS RUMOS – UM NOVO PARADIGMA TRANSDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO |
FERNANDO BECKER | EDUCAÇÃO NOVOS RUMOS – UM NOVO PARADIGMA TRANSDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO |
COMUNICAÇÃO ORAL
AUTOR | TRABALHO |
ADRIANA REGINA BRAGA | MEIO AMBIENTE: DIFERENTES CONCEPÇÕES NA EDUCAÇÃO |
ANA MARIA PAES LEME CARRIJO ABRAHÃO |
A EDUCAÇÃO MUSICAL E A PERCEPÇÃO DA CRIANÇA NUMA VISÃO PIAGETIANA |
ARLETT KRAUSE ARRIAGADA | “LOS DESAFÍOS EN CHILE DE LA INCLUSIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR DE ALUMNOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS.” |
ÁUREA MARIA OLIVEIRA | PROCEDIMENTOS DE ED. MORAL: ALGUMAS CONTr. TEÓRICAS práticas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral – GEPEM |
DORALICE B. CAVENAGHI | “O SUPEREGO E O DESENVOLVIMENTO MORAL: REFLETINDO COM FREUD E PIAGET” |
HELENISE S. ANTUMES | A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
LORENA INÊS P. MARQUEZAN | A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
RELATO DE PESQUISA
AUTOR | TRABALHO |
ADRIANA EMÍLIA HEITMANN | O DEPOIMENTO SEM DANO E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA: UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL |
ALYNE FRANCO BRANDÃO BELIZÁRIO | A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM UM PROJETO DE HORTA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
AMANDA DE MATTOS PEREIRA MANO | A ORIGEM DA VIDA NA TERRA: CONHECIMENTO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO |
ANDRÉA PAIM | A TECITURA DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PRIVADA DE PORTO ALEGRE |
ANDRÉA PATAPOFF DAL COLETO | TRAJETÓRIA DA CONST. INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 3 ANOS) |
ANNA KAROLINA SANTORO BORGES | A LITERATURA INFANTIL E A IMPLANTAÇÃO DE UM AMBIENTE SOCIOMORAL COOPERATIVO |
CARLA ANDRESSA PLACIDO R. FRANÇA | FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES/CUIDADORES DE UM ABRIGO INSTITUCIONAL: CONSTITUIÇÃO DE AMBIENTE SÓCIO-MORAL |
CAROLINA DE CASTRO NADAF | PORTFÓLIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
CLAUDIA REGINA DA SILVA DOURADO | IDÉIAS INFANTIS SOBRE RESPEITO ENTRE PARES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
DANIELA BORGES DA SILVA | SUPERNANNY E AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PROFESSORES: ANALISANDO AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS. |
DANUZA DAL BOM | LITERATURA INFANTIL E DESENVOLVIMENTO MORAL: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO SOBRE A NOÇÃO DA MENTIRA NA CRIANÇA |
ELIANE CLEONICE ALVES PRECOMA |
DA VIOLÊNCIA À RESILIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICO-SOCIAIS PARA A PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA |
ELIANE PAGANINI DA SILVA |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
FABRÍCIO MONTE FREITAS | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: O QUE EXPRESSAM OS DIRETORES ESCOLARES SOBRE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS? |
FERNANDA MARIA MACAHIBA MASSAGARDI | ARTE E BONECOS: UMA PROPOSTA DE INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL E PORTUGAL |
GILMAR DE CARVALHO CRUZ | INCLUSÃO E IDENTIDADES NOS CONTEXTO ESCOLARES |
GUILHERME STECCA MARCOM | OS VALORES ADMIRADOS POR JOVENS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PARTICIPARES PAULISTAS: SERÃO VALORES ÉTICOS? |
HALER SCHUEMANNN | OPÇÕES POR JOGOS E DESAFIOS NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO. |
IEDA GIMENZES | DESCOBRINDO NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA UTILIZANDO JOGOS E DESAFIOS. |
JESSICA GIATI | OPÇÕES POR JOGOS E DESAFIOS NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO. |
LARISSA FIALHO DA SILVA | A PESQUISA ACADÊMICA SOBRE LINGUAGEM ORAL NO BRASIL |
LILIA DO AMARAL MANFRINATO JUSTI | A GÊNESE DA COMPREENSÃO MUSICALDAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS DE MÚSICA |
LIVIA MARIA SILVA LICCIARDI | AS CAUSAS DOS CONFLITOS ENTRE AS CRIANÇAS: A INFLUÊNCIA DO GÊNERO |
LIVIA MARIA SILVA LICCIARDI/TELMA VINHA | JUÍZO E AÇÃO NOS CONFLITOS ENTRE AS CRIANÇAS PEQUENAS |
LÚCIA HELENA DE CARVALHO | O SENTIDO DO TERMO PAZ PARA A EDUCAÇÃO |
MARIA KYOKO ARAI WATANABE | A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO SOM |
MARIANA GUIMARÃES WEGRE | AS ASSEMBLEIAS: ESPAÇOS DE CRIAÇÃO DE REGRAS E EXERCÍCIO DA DEMOCRAÁCIA |
MARIA VITÓRIA CAMPOS MAMEDE MAIA | ESCOLA: INTEGRAÇÃO NA DIFERENÇA, DISCIPLINA NA HETEROGENEIDADE |
ORLANDO MENDES FOGÇA JÚNIOR | CAUSALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES PARA A AÇÃO DOCENTE |
PAMELA VICENTINI FAETI | JOGANDO NA RUA NO NOROESTE PARANAENSE: UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA E NA ESCOLA. |
SÔNIA BESSA | DESCOBRINDO NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA UTILIZANDO JOGOS E DESAFIOS |
SONIA MARIA PEREIRA VIDIGAL | A ARGUMENTAÇÃO: FORMA DE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O MORAL |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
AUTOR | TRABALHO |
AITHANA LUZ SILVA | TRILHA E DESAFIOS PARA RECEPCIONAR OS ALUNOS NA ESCOLA |
ALESSANDRA ARANDA NICOLAU | RELAÇÃO ENTRE OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E POSSÍVEIS DESORDENS PROVOCADAS POR MÁ-FORMAÇÃO CEREBRAL |
ANA CLAUDIA SALADINI | AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A QUESTÃO DAS SANÇÕES |
ANDRÉA PATAPOFF DAL COLETO | AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO PROEPRE (0 A 3 ANOS) |
CAROLINE F.C.LOURENÇO | QUANDO A TAREFA ESCOLAR VIRA SINÔNIMO DE CULTURA: UM EXER.O DE ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE |
CATIA GOULD DE ASSIS | A EDUCAÇÃO PARA A PAZ. POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS DENTRO DA ESCOLA. |
CRISTIANA LIBÂNIO VILHENA | “SILÊNCIO ESPECIAL” NA ESCOLA, OPORTUNIDADE DO SER TORNAR-SE O QUE REALMENTE É. |
CRISTINA LÚCIA CALICCHIO GONÇALVES CRUVINEL | CRECHE E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
DANIELA MEIRELES | BRINCADEIRAS DE COLO: QUAL O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL? |
DANIELA MERXEDE | COMO SE SENTEM E O QUE FAZEM OS PAIS DIANTE DOS PEDIDOS DE CONSUMO DOS FILHOS? |
ELIANA FARIAS DE CASTRO LOURENÇO | QUANDO A TAREFA VIRA SINÔNIMO DE CULTURA UM EXERCÍCIO DE ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE |
FLÁVIA MARIA DE CAMPOS VIVALDI | EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MORAL NA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
GRASIELE RUIZ SILVA | OS PROCESSOS DE ABSTRAÇÃO NO USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS |
JEANE APARECIDA MAGRINI CALLEGARO | O TEMPO, OS ESPAÇOS E AS RELAÇÕES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
LIVIA SIMÕES | ASSEMBLEIAS DE CLASSE: UM PROCEDIMENTO QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO MORAL |
LUANA CRISTINE FRANZINI DA SILVA | SUJEITO ATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: “JOGANDO BOLA DE GUDE” |
LUCIANA RAMOS RODRIGUES DE CARVALHO | SUCESSÃO E SIMULTANEIDADE: APRENDIZAGENS POSSÍVEIS NOS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS NO JOGO DE REGRAS RUMMIKUB. |
LUCIANA ZOBEL LAPA | REFLEXÕES A PARTIR DE HISTÓRIAS: TRABALHANDO AS PRÁTICAS MORAIS NUM CONTEXTO BILÍNGUE |
LUCIENE ALVES SILVA GODOI | CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO |
PAULA ANTUNES RUGGIERO | JORNAL ESCOLAR, UMA PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA. |
ROBERTA CHIESA BARTELMEBS | AS CONSTRUÇÕES DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PARA PENSAR O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENS. FUNDAMENTAL. |
SIMONE R. V. SILVA | AS FORMIGAS E O TÊNIS BRANCO: REFLETINDO SOBRE AS REGRAS DA ESCOLA. |
TAGIANE GIORGETTI SANTOS | O CONHECIMENTO FÍSICO PARA CRIANÇA DE CRECHE, BRINCADEIRA E ENCANTAMENTO. |
TANIA CUNHA CONSTANTINO | PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS |
VANESSA CRISTINA ALVES ARANHA MORIMOTO | CEDIN: ESPAÇO PARA BRINCAR, CONVIVER E APRENDER. RESUMO |
VIVIANI BRESSAN CASTELANI | UMA ESCOLA ONDE AS CRIANÇAS SÃO FELIZES |
PÔSTER
ADRIANA APARECIDA DE LIMA | BRINCAR É PRECISO: NOSSA CRECHE RESPEITA O DIREITO DE BRINCAR |
ALICE MELO PESSOTTI | DESENVOLVIMENTO MORAL E TRAPAÇA: UMA POSSÍVEL PROPOSTA DE AVALIAÇÃO |
ANA LÚCIA PINTO DE CAMARGO MENEGHEL | O AMBIENTE SOCIOMORAL E A EXISTÊNCIA DO FENÔMENO BULLYING |
ANDRÉA PATAPOFF DAL COLETO | AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO PROEPRE (0 A 3 ANOS) |
GREICE DUARTE LOPES | ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: O ENSINO PRECOCE DOS ALGORITMOS |
JANETE SCHMIDT DE CAMARGO CESAR | NIPPAD – NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOS PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO |
LUCIANA ZOBEL LAPA | BULLYING: O QUE OS EDUCADORES QUEREM SABER E O QUE PODEM FAZER? |
MAINE FONSECA | ATELIÊ DE ARTES NA CRECHE “MONTEIRO LOBATO” |
MARIA CAROLINA RIBEIRO | O ESTADO AFETIVO E EMOCIONAL DOS PERPETRADORES DE BULLYING: IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR. |
MARIA DO CARMO DA SILVA | EM GUAXUPÉ TEM PROEPRE EM AÇÃO |
NAIRA XAVIER MALAQUINI | O DESAFIO DE TRABALHAR A PEDAGOGIA POR PROJETOS NO CURRÍCULO ESCOLAR |
AS INSCRIÇÕES PARA O ENCONTRO AINDA ESTÃO ABERTAS!
Clique abaixo e inscreva-se já!