Título [PT]: As ideias das crianças a respeito de suas dificuldades de aprendizagem da lingua escrita
Título [EN]: The ideas of children about their difficultles in the witten system
Autor(es): Janete Schmidt de Camargo Cesar
E-mail(s): janetek9@hotmail.com
 
Palavras-chave [PT]: 
Dificuldade de aprendizagem , Escrita , Compreensão nas crianças
Palavras-chave [EN]:
Difficulty of learning , Writing , Comprehension in children ,
 
Área de concentração: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação
Titulaçao: Mestre em Educação
 
Banca:
Sergio Goldenberg [Orientador]
Rosely Palermo Brenelli
Jussara Cristina Barboza Tortella
 
Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo investigar, de forma qualitativa, as idéias das crianças a respeito de suas dificuldades de aprendizagem do sistema escrito através da utilização do Método Clínico Crítico, elaborado por Jean Piaget, que permite diagnosticar o estágio de evolução de determinados conceitos em que as crianças se encontram. Nosso referencial teórico se encontra alicerçado na Epistemologia Genética e no Construtivismo. O estudo foi realizado com 19 crianças entre 7 e 13 anos, selecionadas dentre 173 sujeitos participantes do reforço escolar, pertencentes a uma rede municipal de ensino do interior do estado de São Paulo. A escolha ocorreu através da avaliação da construção do sistema escrito, e/ou do sistema ortográfico. Para diagnosticar a natureza das estruturas de pensamento do sujeito utilizamos as Provas Piagetianas para determinação do comportamento operatório concreto. A fim de perceber se a criança compreende o significado do que é aprender e de como se dá esse processo empregamos como referência os estudos realizados por Piaget e colaboradores sobre o Realismo Infantil: A Noção de Pensamento. Por fim, empregamos a Entrevista semi-estruturada sobre o não-aprender que foi testada em projeto piloto. Este instrumento foi elaborado por nós a partir da junção de elementos empregados na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) com os do Método Clínico Crítico, valorizando o saber-fazer com o intuito de desencadear o processo de compreensão da criança desse saber para então questioná-la a respeito do não-aprender. Os dados obtidos foram analisados por meio da Correlação Linear e do Estudo de Caso. Os resultados encontrados apontaram para uma correlação linear positiva média (índice de dispersão = 0,5595403) entre a noção de pensamento e o desenvolvimento cognitivo, o que sugere que o desenvolvimento cognitivo influência a noção de pensamento e vice-versa. No entanto, a análise da correlação entre idade e noção de pensamento não se mostraram significativas (índice de dispersão = 0,10007395), fato que creditamos à heterogeneidade dos sujeitos estudados. Os números fornecidos analisados à luz do Estudo de Caso nos permitiu perceber que é possível colaborar para a tomada de consciência das crianças sobre seus problemas de aprendizagem do sistema escrito, e que as crenças a respeito de suas dificuldades ou de seus pares sofrem a influência de recalcamentos os quais atribuímos as idades e ao desenvolvimento cognitivo apresentado pelos sujeitos estudados. Quanto às soluções apresentadas para seus problemas, foi possível perceber que as crianças repetem o que vivenciam, fato que implica a importância da reflexão a propósito da metodologia de ensino adotada pelas escolas e, sobretudo, a concepção de desenvolvimento e aprendizagem apresentada pelo professor, que não foi investigado neste trabalho.

 

Abstract:
This research has as a goal to investigate, in a qualitative way, the ideas of children about their learning disorders of the written system, by the use of the Clinic Critic method, made by Jean Piaget, that allows to diagnose the stage of evolution of determined concepts in which children are. The research’s theoretical referential system is based in Genetic Psichology and Constructivism. 19 children with ages between 7 and 13 were selected among 173 that participates of School Reinforcement belonging to a network of municipal education within the state of São Paulo. They were chosen by the evaluation sounding of construction of the written system, by the use of the researches developed by Ferreiro and Teberosky, and/or the ortographic system, by the Itinerary of Orthographic Observation developed by Zorzi. To diagnose the nature of the thought structures of children, we used the Piagetian Operational Behavior Diagnoses Proofs. To realize if the child understands the real meaning of learning and how this process happens, we used as reference the studies made by Piaget and collaborators about Childish Realism: The notion of thought. Finally, we used the half-structured interview about the not-learning, wich was tested in the pilot project. We elaborate this instrument using a junction between elements applied in the Operative Interview Centered in Learning and elements of the Clinical Critical Method, giving value to the know-how in order to trigger the process of understanding the child know that to question it then on the non-learning. The data were analyzed by linear correlation and the Case Study. The results pointed to a positive linear correlation average (index of dispersion = 0.5595403) between the notion of thought and the cognitive development, which suggests that the cognitive development influence the concept of thought and vice versa. However, analysis of the correlation between age and the concept of thought were not significant (index of dispersion = 0.10007395), which credited the heterogeneity of subjects studied. The figures analyzed in light of the case study allowed us to realize that it’s possible to collaborate for the capture of conscience of children on their problems of apprenticeship of the written system, and that the believes about their own disorders and the disorders of his friends are affected by repression that we attribute to the ages and the cognitive development presented by the studied children. It was possible to realize that children seek for solutions for their own problems based on facts that their live, so it’s important for us to think about the methodology of teaching adopted by schools especially in the conception of development and apprenticeship presented by the teacher, who was not investigated in this work.
 
Data da defesa: 27-02-2009
Código: 000470779
 
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Sergio Goldenberg, Orly Zucatto Mantovani de Assis
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: Dissertação (mestrado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação
 
Link para a tese:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000470779