Título [PT]: A influência do curso de extensão PROEPRE : Fundamentos teoricos e praticas pedagogicas para Educação Infantil na formação de professores
Autor(es): Maria Luiza Fava Lopes Camargo de Assis
 
Palavras-chave [PT]: 
Extensão universitaria , Interação social , Professores , Construtivismo (Educação) , Formação continuada
 
Área de concentração: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação
Titulaçao: Mestre em Educação
 
Banca:
Orly Zucatto Mantovani de Assis [Orientadora]
Jussara Cristina Barbosa Tortella
Valério José Arantes
Eliete Aparecida de Godoy
 
Resumo:
A Educação Infantil tem sido objeto de inúmeros estudos que dão ênfase à sua importância na sistematização e nos programas de ensino diante das exigências da sociedade atual. No decorrer do trabalho, são tratadas questões relacionadas à educação em geral e especificamente à educação infantil, ressaltando nosso objeto de análise que é o PROEPRE, sob a modalidade de curso de extensão universitária e também como um programa que foi implantado em diversos estados e municípios brasileiros. A fim de colaborar com a discussão, o objetivo do presente estudo foi fazer uma análise sobre a influência que o PROEPRE tem na formação continuada dos profissionais da educação infantil que participaram do Curso de Extensão Universitária ?PROEPRE – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (EDU 015) de Campinas, Americana e Itapira, no ano de 2006. Para essa investigação recorremos à coleta de dados e à analise de dois instrumentos: um questionário para coleta de dados demográficos e o teste situacional, aplicado como pré e pós-teste

 

Abstract:
The Infantile Education has been object of countless studies that give emphasis to its importance in the systemization and in the teaching programs before the demands of the current society. In elapsing of the work, subjects related to the education are treated in general and specifically to the infantile education, emphasizing our analysis object that is PROEPRE, under the modality of course of academical extension and also as a program that was implanted in several states and Brazilian municipal districts. In order to collaborate with to the discussion, the objective of the present study was to analyse the influence that PROEPRE has in the continuous formation of the infantile education professional that participated of the Course of Academical Extension ?PROEPRE – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (EDU 015)? in Campinas, Americana and Itapira, in the year of 2006. For that investigation we have turned to the collection of data and to it?s analysis by means of two instruments: a questionnaire for collection of demographic data and the situational test, applied as pre and post-test
 
Data da defesa: 27-02-2006
Código: vtls000410407
 
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: Dissertação (mestrado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação
 
Link para a tese:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000410407