EDUMAT

O Grupo EDUMAT

 

Objetivos

  1. Aprofundar estudos e realizar pesquisas na área da educação  matemática, fundamentadas na Psicologia e Epistemologia Genéticas de Jean Piaget.
  2. Participar ativamente de atividades acadêmicas: pesquisas, organização de eventos, apresentação de trabalhos em congressos, entre outros.
  3. Discutir e refletir sobre o processo de construção do raciocínio lógico-matemático e do conhecimento da matemática, analisando e buscando superar os obstáculos que se interpõem à sua consecução.
  4. Compreender os processos (cognitivos, afetivos e sociais) envolvidos na aprendizagem da matemática; analisando as principais dificuldades encontradas pelas crianças nessa aprendizagem;

As linhas de pesquisa

  • A psicogênese das noções e operações lógicas, infralógicas e da matemática;
  • Processos de construção do conhecimento: Dialética, Abstração, Representação, Generalização, dentre outros;
  • Relação entre desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o ensino e a aprendizagem da matemática.
  • Jogos e desafios para a construção do conhecimento;
  • Solução de problemas;

Participação em eventos específicos

Destina-se à participação e/ou organização de cursos, palestras, seminários,
simpósios e congressos de interesse do grupo.

Histórico do Grupo

O grupo formou-se para atender à necessidade específica dos professores de matemática da rede pública estadual de São Paulo, que recebem, no sexto ano, crianças que ainda não aprenderam as operações aritméticas.

Interessados no trabalho preventivo, para evitar que outras crianças sejam colocadas na mesma situação, e conscientes da necessidade de recuperar o prazer e a possibilidade de aprender, os membros do grupo se apoiaram na teoria piagetiana, para a qual ação e reflexão constituem a condição prioritária
do desenvolvimento e da aprendizagem.

Com esse intuito, os membros do grupo participaram de um evento, em dezembro de 2009, destinado aos professores coordenadores de matemática, da rede estadual de ensino, e escreveram capítulos para o livro Escola,
professor e aluno: parceiros na construção do conhecimento da matemática, editado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Em abril de 2010, o grupo organizou o Seminário de Jogos e Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da UNICAMP, contando com participação dos proeminentes educadores: Constance Kamii, da Universidade do Alabama, Lino de Macedo da Universidade de São Paulo e Orly Zucatto Mantovani de Assis, da Universidade Estadual de Campinas.

Na mesma ocasião, organizado pelo grupo, foi lançado um novo livro Jogar e Aprender Matemática, editado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp.

Atualmente, o grupo se propõe a realizar estudos, desenvolver e publicar pesquisas nas linhas já citadas, organizar e participar de eventos, além de promover cursos para formação continuada de professores.

Palavras Chave

Psicologia, Desenvolvimento Cognitivo, Psicogênese, Educação Matemática, Formação de Professores.

Composição do Grupo

Coordenação
Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis
 
Membros
Adriana Maria Corder Molinari
Lia Leme Zaia
Marta Rabioglio
Sonia Bessa
 
Contato
Lia Leme Zaia – lialemezaia@gmail.com

Critérios para receber novos integrantes

Apresentar justificativa contendo os motivos pelos quais o(a) candidato(a) deseja fazer parte do grupo.

Disponibilidade de tempo para:
  • Participar dos encontros quinzenais nas segundas feiras das 9h às 12h;
  • Estudar efetivamente a bibliografia proposta;
  • Realizar pesquisas ou colaborar efetivamente em sua realização;

Enviar curriculum vitae