Título [PT]: A concepção de pais e professores sobre a educação para a midia televisiva na escola
Título [EN]: The conception of parents and teachers about education to the TV media at school
Autor(es): Ester Cecilia Fernandes Baptistella
E-mail(s): estercecilia arroba uol.com.br
 
Palavras-chave [PT]: 
Televisão , Midia , Pais e professores , Infancia
Palavras-chave [EN]:
Television , Media , Childhood , Parents and teachers , Schools 
 
Área de concentração: Psicologia Educacional
Titulaçao: Doutor em Educação
 
Banca:
Orly Zucatto Mantovani de Assis [Orientador]
Rogerio Eduardo Bazzi
Ricardo Leite Camargo
Valerio Jose Arantes
Roseli Palermo Brenelli
Telma Pileggi Vinha
 
Resumo:
O presente estudo caracterizado como uma pesquisa básica seguindo um modelo descritivo na área do Conhecimento Social, tem por objetivo principal conhecer os hábitos televisivos de pais e professores sobre a educação para a mídia na escola, estabelecendo relações sobre a forma como estes participantes compreendem a televisão e suas funções tanto no contexto familiar como na escola. A pesquisa foi realizada com uma amostragem, por conveniência de 100 pais e 100 professores do município de Americana/SP. Como instrumentos foram utilizados dois questionários: sendo um para os pais e outro e para os professores, elaborados a partir de pesquisas existentes sobre a temática deste trabalho. Para o tratamento estatístico realizou-se a análise exploratória dos dados por meio de estatística descritiva (frequência, porcentagem, média, desvio padrão, mínimo mediana e máximo) e gráficos de barras. Para a análise comparativa utilizou-se o teste t de Student; Teste Exato de Fisher e o Teste Qui-Quadrado e os estudos de sobre educação para a mídia (1997, 2005,2007). As hipóteses norteadoras foram assim expressas: As concepções que os pais e professores apresentaram sobre a educação para a mídia televisiva na escola são positivas e muito similares. A escolarização e o nível socioeconômico dos pais e professores influenciam seus próprios hábitos televisivos e as orientações dadas às crianças no que diz respeito è educação para a mídia televisiva. Tanto pais como professores sabem o que é Classificação Indicativa, mas não conseguem defini-la corretamente e, portanto, não a legitimam como uma das formas de proteger as crianças e os adolescentes de conteúdos midiáticos inapropriados. Além de possibilitar uma ampla idéia dos hábitos televisivos dos pais e professores e as questões relativas a educação para a mídia, os dados indicaram que as hipóteses foram comprovadas, evidenciando ainda uma associação significativa entre pais e professores (Qui-Quadrado; p-valor<0,001) sobre como a escola pode ajudar às crianças a se tornarem mais críticas e seletivas diante do que a TV lhes oferece.
 

 

Abstract:
The present study that is characterized as a basic research, following a descriptive model in the area of Social Knowledge, has for main objective to know the televising habits of parents and teachers on the education for the media in the school, establishing relations on the way that these participants understand the television and its function both in the family and at school. The research was conducted with a sampling, for convenience of 100 parents and 100 teachers in the city of Americana / SP. Two questionnaires had been used as instruments: one for the parents and another one for the teachers, these questionnaires were prepared from existing research on the subject of this study. For the statistical treatment was carried out an exploratory analysis of data through a descriptive statistics (frequency, percentage, deviation standard, minimum, median and maximum) and bar graphs. For the comparative analysis, test t was used from Student, Fisher’s exact test, “Qui-Square Test” and studies about education for the media (1997, 2005, and 2007). The guiding hypotheses have been expressed in this way: The conceptions that the parents and teachers had presented on the education for the televising media in the school are positive and very similar. The education and socioeconomic level of parents and teachers influence their television habits as well as the guidance given to children about the education for the televising media. Both parents and teachers know what Indicative Classification is but they can not define it properly, therefore they do not legitimize it as one of the forms to protect children and adolescents of inappropriate contents from media. Besides providing a broad idea of parents and teachers TV habits and issues relating to education for the media, the data indicated that the hypotheses were proven, evidencing a significant association between parents and teachers (Qui-Square; p-value< 0.001) on how the school can help children become more critical and selective about what TV offers to them.
 
Data da defesa: 20-02-2009
Código: 000469735
 
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: Tese (doutorado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação
 
Link para a tese:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000469735