XXV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE

Apresentação

Ao comemorarmos o Jubileu de Prata do XXV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental – pretendemos propiciar uma reflexão sobre o que nós precisamos fazer para que a Escola possa se tornar o que realmente é. Olhando atentamente para a realidade de sua escola que imagem você consegue fazer? Vai tudo bem? Para que existe mesmo a escola? Sua escola consegue realizar de maneira efetiva a missão de educar as novas gerações tendo em vista as exigências do mundo atual?

As concepções de escola são muito diversas. Cabe-lhe bem o conceito de “comunidade de aprendizes e ensinantes”, “instituição onde se concretiza o direito à educação”, “lugar onde se ensina e se aprende”, “um lugar aonde se vai para ser feliz”, “lugar onde aprendemos a conviver” Quais dessas definições se aplicam à sua escola? E à maioria das escolas brasileiras?

Concebemos a escola como uma instituição que em sua essência tem por finalidade contribuir fortemente para o pleno desenvolvimento da personalidade e para a constituição da cidadania do educando, assegurando-lhe o direito a ser respeitado em suas diferenças, proporcionando-lhe uma sólida formação geral e específica para a ocupação de um justo lugar na vida social que lhe permita participar ativamente do progresso da sociedade e da construção de um mundo melhor.

 

Eixos Temáticos

Eixo 1 – Repensando a Escola

  • A escola para todos ou a escola inclusiva
  • A escola possível: buscando uma escola de qualidade
  • O construtivismo piagetiano na escola do século XXI
  • O desenvolvimento integral do aluno como meta da escola
  • O papel da escola na construção dos conhecimentos e da autonomia intelectual
  • A escola para criança de zero a 3 anos
  • A escola para a criança de 4 a 5 anos
  • A escola para o Ensino Fundamental
  • Os desafios da Escola Inclusiva no cenário atual.
  • A escola para jovens e adultos

Eixo 2 – Escola e constituição do sujeito

  • A construção de valores morais
  • A espiritualidade nas ações pedagógicas
  • A educação para paz
  • Afetividade e processos de construção do conhecimento
  • A expressão dos sentimentos na escola
  • A escola como ambiente propício para a resiliência
  • Disciplina na escola: alternativas teóricas e práticas

 Eixo 3 – Práticas pedagógicas do contexto escolar

  • Relações étnicas, de gênero e sexualidade
  • Educação econômica e para o consumo
  • Educação Física: questões e reflexões
  • O que a escola pode fazer para preservar o planeta
  • Educação Matemática: propostas e desafios
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Ler e escrever para além da escola
  • Parceria escola – família
  • A escola na era da informática
  • Televisão e escola
  • O ensino de História e Geografia: a dimensão do cotidiano
  • As artes visuais: a leitura e a reinvenção artística do conceito de mundo
  • A música e o desenvolvimento perceptivo da criança
  • A dança e a expressividade infantil

 Eixo 4 – Currículo e gestão

  • A construção do projeto político pedagógico
  • A interdisciplinaridade no contexto escolar
  • Avaliação da Educação Infantil
  • Avaliação no contexto escolar
  • Formação continuada de professores para uma escola de qualidade
  • Currículo de uma escola para o desenvolvimento integral do aluno
  • Práticas de gestão democrática

Início das inscrições on line: a partir de 20/05

Data limite para Envio de Trabalhos:
até dia 30/06/2012.

Palestrantes convidados que já confirmaram presença

Amélia Domingues Castro, Adrián Dongo Montoya, Carmen Scriptori, Cláudio J.P. Saltini, Fernando Becker, Jean-Marie Dolle, Juan Delval, Lino de Macedo, Luciene Togneta, Maria Inês Fini, MarianelaDenegri Coria, Retha De Vries (Presença dependerá de seu estado de saúde), Silvia Parrat-Dayan, Telma Vinha e Zelia Ramozzi-Chiarotino.

Informações:

Laboratório de Psicologia Genética/FE/UNICAMP

www.fae.unicamp.br/lpg
www.proepreemacao.com.br

Fones: (19) 3521 5584 // (19) 3521 5589
Contato: lpgunicamp@hotmail.com