Apresentação
Ao comemorarmos o Jubileu de Prata do XXV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental – pretendemos propiciar uma reflexão sobre o que nós precisamos fazer para que a Escola possa se tornar o que realmente é. Olhando atentamente para a realidade de sua escola que imagem você consegue fazer? Vai tudo bem? Para que existe mesmo a escola? Sua escola consegue realizar de maneira efetiva a missão de educar as novas gerações tendo em vista as exigências do mundo atual?
As concepções de escola são muito diversas. Cabe-lhe bem o conceito de “comunidade de aprendizes e ensinantes”, “instituição onde se concretiza o direito à educação”, “lugar onde se ensina e se aprende”, “um lugar aonde se vai para ser feliz”, “lugar onde aprendemos a conviver” Quais dessas definições se aplicam à sua escola? E à maioria das escolas brasileiras?
Concebemos a escola como uma instituição que em sua essência tem por finalidade contribuir fortemente para o pleno desenvolvimento da personalidade e para a constituição da cidadania do educando, assegurando-lhe o direito a ser respeitado em suas diferenças, proporcionando-lhe uma sólida formação geral e específica para a ocupação de um justo lugar na vida social que lhe permita participar ativamente do progresso da sociedade e da construção de um mundo melhor.
Eixos Temáticos
Eixo 1 – Repensando a Escola
- A escola para todos ou a escola inclusiva
- A escola possível: buscando uma escola de qualidade
- O construtivismo piagetiano na escola do século XXI
- O desenvolvimento integral do aluno como meta da escola
- O papel da escola na construção dos conhecimentos e da autonomia intelectual
- A escola para criança de zero a 3 anos
- A escola para a criança de 4 a 5 anos
- A escola para o Ensino Fundamental
- Os desafios da Escola Inclusiva no cenário atual.
- A escola para jovens e adultos
Eixo 2 – Escola e constituição do sujeito
- A construção de valores morais
- A espiritualidade nas ações pedagógicas
- A educação para paz
- Afetividade e processos de construção do conhecimento
- A expressão dos sentimentos na escola
- A escola como ambiente propício para a resiliência
- Disciplina na escola: alternativas teóricas e práticas
Eixo 3 – Práticas pedagógicas do contexto escolar
- Relações étnicas, de gênero e sexualidade
- Educação econômica e para o consumo
- Educação Física: questões e reflexões
- O que a escola pode fazer para preservar o planeta
- Educação Matemática: propostas e desafios
- Dificuldades de aprendizagem
- Ler e escrever para além da escola
- Parceria escola – família
- A escola na era da informática
- Televisão e escola
- O ensino de História e Geografia: a dimensão do cotidiano
- As artes visuais: a leitura e a reinvenção artística do conceito de mundo
- A música e o desenvolvimento perceptivo da criança
- A dança e a expressividade infantil
Eixo 4 – Currículo e gestão
- A construção do projeto político pedagógico
- A interdisciplinaridade no contexto escolar
- Avaliação da Educação Infantil
- Avaliação no contexto escolar
- Formação continuada de professores para uma escola de qualidade
- Currículo de uma escola para o desenvolvimento integral do aluno
- Práticas de gestão democrática
Início das inscrições on line: a partir de 20/05
Data limite para Envio de Trabalhos:
até dia 30/06/2012.
Palestrantes convidados que já confirmaram presença
Amélia Domingues Castro, Adrián Dongo Montoya, Carmen Scriptori, Cláudio J.P. Saltini, Fernando Becker, Jean-Marie Dolle, Juan Delval, Lino de Macedo, Luciene Togneta, Maria Inês Fini, MarianelaDenegri Coria, Retha De Vries (Presença dependerá de seu estado de saúde), Silvia Parrat-Dayan, Telma Vinha e Zelia Ramozzi-Chiarotino.
Informações:
Laboratório de Psicologia Genética/FE/UNICAMP
www.fae.unicamp.br/lpg
www.proepreemacao.com.br
Fones: (19) 3521 5584 // (19) 3521 5589
Contato: lpgunicamp@hotmail.com